Você sabe? Diferença entre CAMA e MACA

Postado em 24/03/2023


cama hospitalar

Embora possam ser semelhantes em aparência, existem algumas diferenças importantes entre camas hospitalares e macas hospitalares.

 

Uma cama hospitalar é projetada para fornecer conforto e apoio para pacientes que precisam passar longos períodos de tempo na cama. Essas camas são ajustáveis em altura e inclinação, possuem grades laterais e podem ter recursos adicionais, como acionamento de movimentos elétrico, seja pelas grades, peseira, ou até mesmo com controle de fio, CPR, que auxilia no rápido atendimento em casos de emergência, balança digital para monitorar ganho e perda de peso do paciente, quinta roda que auxilia em caso de necessidade de transportar a cama para outro ambiente, bateria para manter o funcionamento elétrico por um período, mesmo na ausência de energia elétrica,  luz de posição embaixo da cama para orientar o paciente na ausência de iluminação, e pode ser considerado modelos de colchões como de pressão alternada, que ajudam a prevenir úlceras de pressão em pacientes acamados. Camas hospitalares também são frequentemente equipadas com dispositivos médicos, como suporte de soro, suporte de cilindro, suporte para monitores de sinais vitais.

São instaladas em ambientes de internação e longo período de estadia, como quartos hospitalares, que são projetados para acomodar o paciente e mantê-lo em recuperação.

É importante considerar as possibilidades que uma cama oferece, para que o hospital esteja preparado para situações de emergência, o qual uma fração de segundo pode ser vital para o paciente, e um profissional com equipamentos qualificados, oferece atendimento com maior qualidade, além de garantir a satisfação do paciente pela comodidade.

 

Já uma maca hospitalar é projetada para atendimento de emergência e que demanda transporte de pacientes entre locais, como da sala de emergência para o centro cirúrgico ou do centro cirúrgico para a unidade de recuperação pós-anestésica. Assim como a cama, ela também oferece recursos, como grades para evitar quedas, podem ter acionamentos hidráulico ou manual, e também recursos de movimentos Fowler que auxiliam na recuperação ou na melhor posição para determinadas situações. Uma maca com recursos de atendimento rápido aumenta as chances de estabilidade de um paciente em estado grave.

Como um dos objetivos da maca é manter o paciente imóvel, elas geralmente são mais estreitas, porém, são bem mais leves, para que o transporte seja mais rápido, podendo ser feito, com o mínimo de esforço.

Em resumo, enquanto as camas hospitalares são projetadas para fornecer conforto e apoio a pacientes que precisam passar longos períodos de tempo na cama, as macas hospitalares são projetadas principalmente para o transporte de pacientes entre locais.

Para uma compra mais assertiva solicite mais informações aos nossos consultores

Deixe seu comentário
Categorias:

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários


                                    

A RC Móveis Hospitalares utiliza alguns cookies para personalizar a sua experiência em nosso site. Para maiores informações consulte nossa Política de Privacidade .