Adquira equipamento médico somente com Registro na Anvisa

O mercado hospitalar busca maior segurança para pacientes e operadores.

Postado em 20/12/2018


Alertamos aos Gestores da área da Saúde de Órgãos Públicos e Hospitais/Clinicas Particulares e Filantrópicos que somente adquiram equipamento médico com registro na Anvisa.

Existe hoje no Brasil um grande mercado de produtos “piratas” e empresas irregulares que colocam a saúde da população em risco, pois fabricam e vendem equipamentos sem a anuência do órgão regulador em saúde no Brasil, a Anvisa, comprometendo a integridade da Instituição que os adquire.

Com o objetivo de orientar todos os gestores para a aquisição segura de produtos e serviços, a Anvisa publicou o manual Vigilância Sanitária e Licitação Pública, o qual pode ser acessado em seu portal no link abaixo:

http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_asset

Capa Manual:

Infelizmente, às vezes nos deparamos com a seguinte frase da Equipe Técnica/Gestor da Instituição ou Órgão Público não nos cabe fiscalizar se um produto está registrado ou não na Anvisa, para nós interessa somente adquirir o menor preço. Tal afirmativa é improcedente, pois não se trata de ser ou não um agente fiscalizador do cumprimento da lei, mas sim, de ser conivente ou não com empresas que infelizmente não cumprem as normas de segurança do paciente em conformidade com as leis sanitárias brasileiras.

Por fim, orientamos que somente adquiram Equipamentos Médicos de empresas regularizadas, ou seja, que possuam Autorização de Funcionamento da Anvisa e que os equipamentos sejam registrados, com comprovação através de publicação no Diário Oficial da União. Estes documentos são essenciais para que a Instituição/Órgão Público esteja amparado legalmente na aquisição de um equipamento que atenda todas as normas de segurança do paciente compatíveis com as leis brasileiras.

Deixe seu comentário
Categorias: Informativos; Produtos;

Tags: cama,cama hospitalar,maca,equipamento medico,registro anvisa,anvisa,aprovacao,selo,licitação, vigilância sanitária


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários


                                    
-->